ESPAÇO CYBER DA PEKENA

Monday, November 06, 2006

Mais um pouco de Pierre Levy...

Assim como eu com toda certeza muitos já pensaram, ou até mesmo afirmaram em alta voz:
"Ciberespaço é sinônimo de frieza" ou "O ciberespaço só serve para contribuir e acentuar a distância entre as pessoas".
Quem já não deu às tecnologias intelectuais (à exemplo da simulação) o papel de vilãs. Vendo-as unicamente como substitutas ou dublês de humanos (ou mais especificamente dos seus raciocínios e capacidades cognitivas)

Contudo Pierre Levy faz cair por terra discursos extremistas ao apontar que:

  1. Assim como o telefone não impediu encontros físicos, as redes digitais interativas também não o fizeram, nem o fazem...estes encontros são até mesmo estimulados..
  2. A pessoa que passa horas diante da tela do seu PC é comparável àquela que passa horas diante das páginas de um bom livro. No entanto é incomum ouvirmos dizer que quem muito lê se isola nãe é mesmo?? aasim não importa a forma como o texto se apresenta (numa tela ou numa folha de celulose) ao lermos,não nos isolamos, mas, entramos em contato com um discurso, uma voz, um universo de significados.

Falando das tecnologias intelectuais e mais esecificamente da simulação, quando utilizadas com discernimento, elas têm por finalidade a amplificação e consequente transfromação das capacidades cognitivas humanas como : a memória, cálculo, raciocínio, imaginação, pensamento, entre outras.

A informática tem o poder de exteriorizar de forma parcial essas faculdades colocando-as em suportes digitais (como páginas da web, CD-ROM, etc) o que propicia a articulação, comunicação e mobilização rápida dos saberes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home